segunda-feira, 30 de abril de 2007

ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA DE GRUPO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Convocamos todos os membros do Grupo Escoteiro Georg Black – 1913 – SOGIPA para uma reunião Extraordinária, no Turnerbund da Sede Social da Sogipa, à rua Barão do Cotegipe 415 – conforme o TÍTULO II, CAPÍTULO I, Artigo 12 do Regulamento Interno deste Departamento, para o dia 05 de maio de 2007, sábado às 14:30h em primeira chamada e às 15:00h em Segunda chamada para:

1 – Deliberar única e exclusivamente sobre a reforma do Galpão Escoteiro.

Contamos com a presença de todos, relembrando que o comparecimento à esta reunião é um compromisso assumido no ato de ingresso de seus filhos no Grupo Escoteiro.

Porto Alegre, 21 de Abril de 2007.

Ivan de Boer
Presidente

sábado, 28 de abril de 2007

Circular2007_07

FAMÍLIA ESCOTEIRA

EM BREVE

Em breve será inaugurado na nossa Circular um espaço para os jovens manifestarem seus pensamentos e idéias sobre Escotismo. Serão entrevistas com jovens de nosso Grupo onde farão um relato a toda família escoteira sobre os principais motivos que os levaram a ser escoteiros, o que os faz retornar todos os sábados e também o que seria interessante fazer para que mais e mais jovens possam ter a mesma experiência de vida.

A Direção.

GRANDE EVENTO DO CENTENÁRIO

No dia 23 de abril, Dia Mundial do Escoteiro, na festividade no Auditório Dante Barone na Assembléia comemorativa ao Centenário do Movimento Escoteiro, a Alcatéia do Grupo fez uma magnífica apresentação. Todos os presentes ficaram emocionados e aplaudiram de pé o belo trabalho. Muito nos orgulha saber que temos em nosso quadro Lobinhos tão capacitados. Parabéns à Akelá Suzana e toda a sua equipe de colaborados, principalmente os pais, que não mediram esforços na concretização do espetáculo.

DOAÇÃO DOS PIONEIROS

Estava programada para à tarde deste sábado uma atividade onde os Pioneiros doariam sangue. Por motivos técnicos junto aos órgãos que coletam sangue, não foi possível concretizar a doação. Sempre dispostos a Servir, o Clã ajudou a Chefia da T1 na aplicação da atividade aos jovens. Pelo que foi visto durante toda à tarde, foi um sucesso o trabalho dos pioneiros, que colocaram em prática toda a experiência adquirida em sua vida escoteira. A Chefia da T1 agradece a colaboração.

ACANTONAMENTO DA ALCATÉIA

A alcatéia realizará no próximo sábado um acantonamento na sede, que servirá para a adaptação dos novos, credenciando os mesmos para o Acantonamento de Aniversário de São Xico. O acantonamento é para toda a alcatéia e começara após a bandeira e terminará no domingo as 9h. O custo será de R$ 2,00 para o jantar e todo lobinho deverá trazer o MVP (seu próprio lanche) para o café da manhã de domingo. As confirmações deverão ser feitas no dia de hoje.

GEORGÃO DE VÔLEI

Atenção lobos, escoteiros, seniores, guias, pioneiros, chefes, pais e antigos escoteiros: no dia 06 de maio teremos o nosso tradicional torneio de vôlei, o Georgão. Inscrevam-se no próximo sábado com o Chefe Sommer. Após o torneio será servido um almoço, preparado pela Tropa Sênior Guia, com o objetivo de arrecadar fundos para a reforma do Galpão.


AGASALHOS SÃO XICO

Aproveitamos para solicitar, novamente, roupas de criança (até 02 anos) para fazermos uma doação ao Juliano, caseiro da Sede de São Xico. O frio está chegando e precisamos colaborar com quem nos ajuda tanto sempre que acampamos por lá.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Geogão de Vôlei 2007

Familia Escoteira!

No próximo fim de semana, domingo dia 06/05/07, estaremos realizando mais uma edição do já tradicional GEORGÃO DE VOLEI, que congrega Escoteiros/Antigos Escoteiros/Familiares em um torneio de Volei.

Ao meio dia, estaremos servindo um carrteiro com saladas, por adesão, ao custo de R$ 5,00 por pessoa, com o objetivo de arrecadar fundos para a execução da obra de reforma do Galpão Escoteiro.

Contamos com a participação de todos, será uma oportunidade de nos reencontrarmos e reviver os belos momentos vividos em nosso Grupo.

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR
A EQUIPE ORGANIZADORA

terça-feira, 24 de abril de 2007

Circular2007_06

FAMÍLIA ESCOTEIRA

ALELUIA SÃO XICO

Neste final de semana estaremos acampando em São Xico, onde realizarmos o tradicional Aleluia.

Além de celebrar a Páscoa do Grupo o acampamento também tem como objetivo as Passagens de Ramos.

Os lobinhos:
Augusto Schuch Boll,
Fernanda Molero Carriconde,
Gabriel Machado Voelcker,
Marcos Guimarães Maierhofer,
Rafaela dos Santos Gehrke,
Samuel Freitas Cauduro e
Suelen Guarcia Aguiar
deixam a Jangal (Alcatéia) para viver na Terra dos Homens (T1).

Já os escoteiros:
Henrique Debus Keller,
Mateus Santos Henke,
Pietra Campos Prestes,
Rodrigo Santos Henke,
Vinícius Brack Gestaro e
Vitória Guilloux Eichner

assumem o papel de irmãos mais novos na T2 deixando a T1, onde eram os irmãos mais velhos e uma referência para os demais.

Mas o maior desafio a ser vivido fica a cargo do escoteiro Vinícius Brum Bertoldo, que sozinho vai encarar a passagem da T2 para a Tropa Sênior, cuja operação deste ano foi denominada "Inquisição". Guerreiro este Vinícius!

O Clã Pioneiro passa a ser a maior unidade do Ramo em todo o Estado, com a chegada dos Sêniores Eduardo Serralta Hurtado de Menezes, Guilherme Schirmer Heberle, Paulo Eichler, Raphael Molero Carriconde e as Guias Bianca Fauth e Vitória Viegas Damm, o Clã Georg Black passa a contar com quatorze pioneiros ativos. Para não ficar fora deste festival de passagens, a Chefia do Grupo ganhou mais uma colaboradora. Estamos falando da Pioneira Melina de Lima Müller que a partir do próximo sábado começa o seu estágio na Chefia da T2.

Parabéns e sucesso a todos que estão galgando mais um degrau em sua vida escoteira. Além de todas as passagens, aventuras, instruções e atividades eletrizantes, teremos também a Promessa de quatro Chefes, que de livre e espontânea vontade assumem mais este compromisso. São eles: Eleonora Rossi, Gabriel Laizola Frainer Correa, Gustavo Ullmann e Lino Pinto de Oliveira Júnior. Sejam bem vindos a este seleto e importante grupo de trabalho, que é a Chefia. Bom acampamento a todos!

A Direção.

GRANDE EVENTO DO CENTENÁRIO

Alerta! No dia 23 de abril, Dia do Escoteiro, haverá uma festividade no Auditório Dante Barone na Assembléia Legislativa às 20h, comemorativa ao Centenário do Movimento Escoteiro. Nossa Alcatéia foi convidada para apresentar uma peça durante o evento. Desde já convidamos a todos os interessados a participarem. Vamos lotar o auditório. Não esqueçam que os uniformes devem estar impecáveis.

Sempre Alerta!

GRANDE EVENTO DO CENTENÁRIO

No dia 23 de abril, Dia Mundial do Escoteiro, na festividade no Auditório Dante Barone na Assembléia comemorativa ao Centenário do Movimento Escoteiro, a Alcatéia do Grupo fez uma magnífica apresentação.

Todos os presentes ficaram emocionados e aplaudiram de pé o belo trabalho. Muito nos orgulha saber que temos em nosso quadro Lobinhos tão capacitados. Parabéns à Akelá Suzana e toda a sua equipe de colaborados, principalmente os pais, que não mediram esforços na concretização do espetáculo.

domingo, 22 de abril de 2007

ALELUIA SÃO XICO

De 20 a 22 de abril estivemos acampando em São Xico, onde realizamos o tradicional Aleluia. Além de celebrar a Páscoa do Grupo o acampamento também teve como objetivo as Passagens de Ramos. Os lobinhos:
Augusto Schuch Boll,
Fernanda Molero Carriconde,
Gabriel Machado Voelcker,
Marcos Guimarães Maierhofer,
Rafaela dos Santos Gehrke,
Samuel Freitas Cauduro e
Suelen Guarcia Aguiar
deixaram a Jangal (Alcatéia) para viverem na Terra dos Homens (T1).

Já os escoteiros:
Henrique Debus Keller,
Mateus Santos Henke,
Pietra Campos Prestes,
Rodrigo Santos Henke,
Vinícius Brack Gestaro e
Vitória Guilloux Eichner

assumiram o papel de irmãos mais novos na T2 deixando a T1, onde eram os irmãos mais velhos e uma referência para os demais.

Mas o maior desafio a vivido ficou a cargo do escoteiro Vinícius Brum Bertoldo, que sozinho encarou a passagem da T2 para a Tropa Sênior, cuja operação deste ano foi denominada “Inquisição”. Guerreiro este Vinícius!

O Clã Pioneiro passou a ser a maior unidade do Ramo em todo o Estado, com a chegada dos Sêniores:
Eduardo Serralta Hurtado de Menezes,
Guilherme Schirmer Heberle,
Paulo Eichler,
Raphael Molero Carriconde
e as Guias Bianca Fauth e
Vitória Viegas Damm,

o Clã Georg Black conta agora com quatorze pioneiros ativos. Para não ficar fora deste festival de passagens, a Chefia do Grupo ganhou mais uma colaboradora. Estamos falando da Pioneira Melina de Lima Müller que a partir do próximo sábado começa o seu estágio na Chefia da T2.

Parabéns e sucesso a todos que estão galgando mais um degrau em sua vida escoteira. Além de todas as passagens, aventuras, instruções e atividades eletrizantes, tevemos também a Promessa de quatro Chefes, que de livre e espontânea vontade assumiram mais este compromisso. São eles: Eleonora Rossi, Gabriel Laizola Frainer Correa, Gustavo Ullmann e Lino Pinto de Oliveira Júnior. Sejam bem vindos a este seleto e importante grupo de trabalho, que é a Chefia.

Parabéns a todos!

domingo, 15 de abril de 2007

Circular 2007_05

Família Escoteira

O GUERREIRO E O MESTRE

Certo dia, um guerreiro muito orgulhoso, veio ver seu Mestre. Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o guerreiro sentiu-se repentinamente inferior.

Ele então disse ao Mestre:

- Porque estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Porque estou me sentindo assustado agora?

O mestre falou:

- Espere. Quando todos tiverem partido, responderei.

Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o guerreiro estava ficando mais e mais cansado de esperar.

Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o guerreiro perguntou novamente:

- Agora você pode me responder porque me sinto inferior?

O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte. Ele disse:

- Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior: "porque me sinto inferior diante de você?" Esta árvore é pequena e aquela é grande – este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso.

O guerreiro então argumentou:

- Isto se dá porque elas não podem se comparar.

E o Mestre replicou:

- Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo, Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único.

A Direção.

COPA PORTO ALEGRE DE PUNHOBOL

A participação do Grupo na Copa Porto Alegre de Punhobol foi muito exaltada por todos os organizadores, por sócios e atletas, inclusive recebemos uma carta de agradecimento pelos serviços prestados. Parabéns a todos que contribuíram, especialmente a Tropa Sênior Guias, que demonstrou uma garra incrível, pois começaram a ajuda no sábado pela manhã, passaram o dia todo, depois fizeram um jantar, acantonaram na sede e voltaram para o batente no domingo até as 18h. Que sirvam de exemplo.

GRANDE EVENTO DO CENTENÁRIO

Alerta! No dia 23 de abril, Dia do Escoteiro, haverá uma festividade no Auditório Dante Barone na Assembléia Legislativa às 20h, comemorativa ao Centenário do Movimento Escoteiro. Nossa Alcatéia foi convidada para apresentar uma peça durante o evento. Desde já convidamos a todos os interessados a participarem. Vamos lotar o auditório. Não esqueçam que os uniformes devem estar impecáveis.

ACAMPAMENTO DE ALELUIA – SÃO XICO

No próximo final de semana estaremos acampando em São Xico para comemoramos a Páscoa. Também serão realizadas as passagens de Ramo, onde muitos de nossos irmãos renascerão em suas novas unidades. Os interessados em participar do almoço de domingo devem entrar em contato com o Sr. Roberto Pauls para fazerem as reservas. Aproveitamos para solicitar roupas de criança (até 02 anos) para fazermos uma doação ao Juliano, caseiro da Sede de São Xico.

Sempre Alerta!


domingo, 1 de abril de 2007

Circular 2007_04

FAMÍLIA ESCOTEIRA

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera.

Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.

Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida. No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach.

Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. E o chocolate? Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753. Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.

Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados. Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.

Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa. Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos.

A mais pura verdade, alguém duvida? No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

E por quê a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano? O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica"). A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas. Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

FELIZ PÁSCOA!

A Direção.

SEMESTRALIDADE

Voltamos a lembrar que o Diretor Administrativo-Financeiro, Se. Sérgio Chollet, continua a disposição para receber o pagamento da Semestralidade 2007/01. Aproveitem o desconto e paguem o mais breve possível a semestralidade, pois temos muitos compromissos assumidos no primeiro semestre. Lembramos também que todos os jovens que estiverem em dia com a Semestralidade, não pagarão a cota de ônibis do Acampamento de Aleluia em São Xico.